Solado de PU

O solado de PU é o mais comun  quando se fala em calçados. De ótima qualidade, resistentes e duradouros, eles são boa opção para quem deseja um sapato mais barato.

Os solados em poliuretano podem ser de monodensidade ou bidensidade.

Um solado de monodensidade recebe apenas uma injeção de poliuretano; os bidensidade recebem outra injeção, conforme imagem abaixo.

solados PU
Solado PU monodensidade
Solados PU
Solado PU bidensidade

O Poliuretano (PU)

Os poliuretanos (PU’s) foram desenvolvidos por Otto Bayer, em 1937, tornando-se uma fantástica história de sucesso e um negócio de muitos bilhões de dólares no mundo atual.

O poliuretano (PU) é um polímero que forma uma material sólido com textura muito similar à espuma. Muitos produtos usados no dia a dia são feitos dele, pois é um material que possui excelentes características para a indústria. Flexibilidade, leveza, resistência à abrasão (riscos) e possibilidade de design diferenciado são algumas das vantagens do PU.

Como todo plástico, o PU é um polímero feito a partir da reação de duas substâncias principais: um poliol e um diisocianato. As matérias-primas do processo podem variar de acordo com a necessidade da aplicação. Na parte dos polióis, os mais utilizados são o óleo de mamona e o polibutadieno. Entre os diisocianatos, são destaques os “famosos” difenilmetano diisocianato (MDI), hexametileno diisocianato (HDI), entre outros.

VERSATILIDADE

Usar PU em calçados é sinal de economia. Isso porque o  material possui grande versatilidade, podendo ser usado, por exemplo, para “rechear” linguetas ou pode se transformar em tecidos sintéticos similares ao couro.

 

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não irá ser publicado

Traduzir